A matemática é descoberta ou é criada ?

Oi, tudo bem ?

Observe as seguintes perguntas :

1. Por que a matemática é tão incrivelmente útil nas ciências naturais ?

2. A matemática é descoberta ou é criada ?

Bom, o livro ‘ 20.000 léguas matemáticas’ começa com essas duas perguntas que são respondidas por quatro personagens ao longo do livro : Petros Pygonopolis (um historiador da matemática e da ciência), Jusuf al-Flayli ( um astrônomo árabe), Maria Canzoni (uma física de Veneza) e Sir John Brainard (um matemático de Oxford). Eles tinham opiniões muito diferentes sobre o cosmo, mas no final todos concordavam que a matemática é descoberta.

Se você odeia matemática porque nunca consegue acertar uma questão na aula, fique tranquilo, pois Pitágoras também teve seus erros. Ele achava que no mundo só existiam números inteiros, mas um dia descobriu os irracionais dividindo o lado de um quadrado por sua diagonal, encontrando√2 .Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com as duas perguntas abordadas no livro. Bom, Pygnopolis usa a história dos números irracionais para falar do Holos, que ele afirma ser um lugar que guarda toda a matemática, e diz que os números irracionais estavam lá esperando por alguém que os descobrissem, ou seja, Pitágoras.

Observe agora o seu braço. E aí, quantas partículas existem nele ? Qual é o volume dele ? Ele pode ser traduzido em números ?

Pois é, o lema da escola pitagórica era  “Tudo são números”. Eles tentavam explicar tudo na natureza com os números e o emblema que usavam era o pentagrama.

Em Ácaba, Jusuf al-Flayli fala sobre a Irmandade da Pureza, que surpreendentemente representava uma cadeia contínua que remontava à Irmandade Pitagórica (Escola pitagórica), e o livro mostra o que essa irmandade pensava dos números :

“A forma dos números na alma corresponde à forma dos seres na matéria (ou hylé). Ele [o número] é uma amostra do Mundo Superior e, através de seu conhecimento, o discípulo é levado às outras ciências matemáticas, à física e à metafísica. A ciência do número é a raiz das ciências, a base da sabedoria, a fonte do saber e o alicerce do sentido. É o primeiro elixir e a grande alquimia…”

Você já ouviu falar dos números amigos ? Bom, dois números são amigos quando cada um deles é a soma dos divisores do outro. Por exemplo, 220 e 284 são amigos. Os divisores de 220 são 1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110. Eles somam 284. Por outro lado, os divisores de 284 são 1, 2, 4, 71 e 142. Eles somam 220. Jusuf al-Flayli revela sua opinião sobre a existência da matemática quando fala desses números, pois conta que Tabit ibn Qurra descobriu um teorema capaz de gerar muitos pares de números amigos, e Pierre de Fermat redescobriu independentemente o teorema séculos depois. E ele acrescenta :

” É que, em minha humilde opinião, eles estão à espera de ser descobertos, talvez no Mundo Superior.”

O que você faria se recebesse uma mensagem do cosmo ? Pois é, Johann Jakob Balmer recebeu. Ele procurava números inteiros em tudo, ou seja, era um pitagórico. E procurando números inteiros nas linhas espectrais do átomo de hidrogênio, acabou descobrindo uma fórmula para elas. Maria Canzoni revela a sua opinião sobre a origem da matemática dizendo :

” Quando os olhos de Balmer bateram nos números que Ångström extraíra do cosmo com tanto cuidado, ele se voltou para o Holos em busca de inspiração.”

Brainard fala muito sobre computadores, mas ele só revela o que pensa sobre a origem da matemática através de um amigo inventor de um programa de computador que ele afirma ter vida própria. E esse amigo se chamava David Gridbourne.

E no final o autor diz : ” Perguntei-me por que Brainard tinha-me mandado para a abadia (no lugar que David Gridbourne estava ). Teria sido para que eu assistisse ao ato máximo de uma máquina de pensar, isto é, a sua transformação na sede de um universo em miniatura ? Seria essa a sua sugestão matreira de que, afinal, o holos era real e vivia em algum computador do cosmo, situado nos bastidores ?”

Bom, como dizia  Galileu Galilei :  “A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.”

E aí, a matemática é descoberta ou é criada ?

 

Anúncios

2 comentários em “A matemática é descoberta ou é criada ?

  1. Descoberta, a natureza apresenta muitos indícios de proporção, como a razão aurea.
    E eu já ví uma mensagem que poderia ser direcionada para Aliens que usava letras para representar numeros e operações, e com isso mostrar a posição da Terra.
    Matemática é a linguagem universal, e todos devem ser alfabetizados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s