Google homenageia…

Que deu uma olhada na página inicial do Google pode ver uma homenagem Albert Szent-Györgyi.

página inicial

Muitos de vocês devem estar de perguntando quem é esse cara e o que foi que ele fez para ser homenageado, por isso, vou lhes contar.

Seu nome completo é Albert von Szent-Györgyi Nagyrápolt, ele foi – é galera, ele já morreu- fisiologista húngaro, naturalizado norte americano. Ele ganhou o prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1937, porque descobriu e documentou a vitamina C como catalisador.

Antes de ser premiado ele tinha iniciado, no Instituto Rockefeller, suas pesquisas sobre respiração celular, principalmente ciclo de Krebs. Durante esse estudo, ele descobriu uma substância redutora e que tinha propriedades  anti-escorbuto, o que veio a ser chamado  ácido ascórbico ou vitamina C.

Essa descoberta foi muito importante pois, como um catalizador, a vitamina C permite que uma reação química ocorra usando menos energia e menos tempo do que precisaria em condições normais. Se estiverem em falta, como no caso de uma deficiência vitamínica, as funções normais do corpo podem falhar, deixando a pessoa suscetível a doenças.

Depois de ganhar o Nobel, ele ainda fez pesquisas sobre com a contração muscular, o que possibilitou a descoberta da ATP, miosina e actina, sem falar em seu aprofundamento sobre respiração celular. Nos EUA, desenvolveu pesquisas sobre câncer e aventou a possibilidade de os radicais livres fazerem parte da gênese do câncer. Para os amantes da física, Albert Szent-Györgyi pesquisou sobre a  física quântica e descreveu o termo sintropia.

Então já sabem, agradeçam muito a essa importante figura em seu aniversário de 118 anos.

Aqui é Beatriz, parabenizando ao meu querido Albert enquanto escrevo para o isso não é bullying.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s